Banner - Escritas de Mulheres

Escritas de Mulheres: Na Fronteira entre Filosofia e Literatura

: Sala Multimídia da Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n - Setor Central)

: 22 de Novembro 2019 às 23:00 a 13 de Dezembro 2019 às 23:00

: escritademulheres@gmail.com

Descrição:

A Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove oficina que ocorre um sábado por mês, de agosto a dezembro, na Vila Cultural Cora Coralina, no centro de Goiânia. A oficina se propõe, a partir da leitura e da discussão de textos de gêneros literários diversos de autoria feminina previamente selecionados, a identificar neles possibilidades de escrita e de fala de mulheres enquanto sujeitos e autoras de suas próprias histórias. Para isso, a oficina também visa à escrita de textos e à leitura dos mesmos, com base na discussão de cada encontro, como exercício de fala e de escuta. Através desse debate, o propósito mais especifico é, no âmbito filosófico, questionar as fronteiras do texto filosófico, mais recentemente quase restrito à produção acadêmica enquanto um gênero específico, perguntando sobre a possibilidade desse tipo de texto ser produzido a partir de perspectivas diferentes, como as de gênero, classe, e raça, e de áreas diferentes do saber, como a literatura. A oficina será ministrada pela doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e atual pós-doutoranda em Filosofia pela UFG, Marloren Lopes Miranda, sob coordenação das professoras da UFG Adriana Delbó e Carmelita Brito. O evento se insere nas atividades do projeto interdisciplinar da UFG, na área de humanidades, denominado “Escutas Feministas”, que visa, essencialmente, a ampliar o espaço de escutas das vozes femininas, a fim de expandir as problemáticas relativas ao gênero dentro e fora do ambiente acadêmico. A entrada é franca, e aberta a todos os públicos, sendo necessária apenas uma inscrição prévia, sujeita à lotação do local.

Serviço: Oficina Escritas de Mulheres: Na Fronteira entre Filosofia e Literatura

Quando: 10/08; 21/09; 26/10; 23/11; 14/12, a partir das 15h

Local: Sala Multimídia da Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n - Setor Central)

Programação: 10/08 – Frankenstein – Mary Shelley; 21/09 – A obscena senhora D – Hilda Hilst; 26/10 - A guerra não tem rosto de mulher – Svetlana Aleksiévitch; 23/11 – Insubmissas Lágrimas de Mulheres – Conceição Evaristo; 14/12 – Querem nos calar – Mel Duarte (ORG.).

Entrada franca.

Inscrições e outras informações: escritademulheres@gmail.com

Cartaz:
Cartaz