Definição de Grau

Estudantes sem grau definido já podem fazer a opção

Atualizada em 28/11/19 20:10.

Alunos que estão sem grau definido poderão definir grau, caso cumpram os requisitos, até o dia 06/12/19

De acordo com o art. 4º, da Resolução CEPEC nº 862, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Filosofia dos discentes que ingressaram de 2008 a 2018, "o curso de graduação em Filosofia tem como objetivo formar profissionais aptos a exercer as seguintes atividades:

· Bacharelado em Filosofia:

I - destina-se à formação de profissionais voltados à atividade de pesquisa e produção intelectual, com experiência de reflexão a partir da análise de textos clássicos e problemas fundamentais da história da filosofia e das ciências; conferirá ao acadêmico os requisitos necessários para o ingresso nos cursos de Pós-graduação em filosofia e áreas congêneres.

· Licenciatura em Filosofia:

I - está orientado, sobretudo, para a formação de profissionais do ensino de filosofia no nível médio e visa capacitá-los para enfrentar as dificuldades inerentes à prática da educação e da reflexão filosófica. A licenciatura está ancorada em uma formação de disciplinas que abrange várias áreas que capacite o profissional na transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos no ensino médio; conferirá ao acadêmico os requisitos necessários para o ingresso nos cursos de Pós-graduação em filosofia e áreas afins;
II - atuar em pesquisa, em ensino e em órgãos estaduais e federais de educação."

Ainda de acordo com a norma, "somente a partir do terceiro semestre, e após cumprir, com aprovação, sete disciplinas do núcleo comum, o(a) aluno(a) poderá optar pela modalidade Bacharelado ou Licenciatura."

Portanto, discentes que se encontram no chamado "grau não definido" ou "área básica de ingresso - ABI", e que já podem fazer a opção, devem preencher o termo de opção abaixo e entregá-lo na secretaria de Graduação da FAFIL até o dia 06/12/19 (prazo prorrogado).

Atenção!: discentes que ingressaram em 2019, no matutino, poderão fazer a opção após cursar o 2º semestre do curso, com aproveitamento em pelo menos 5 disciplinas, incluindo as optativas, exceto as de Núcleo Livre.

Mini pdf Termo de opção de grau