Orientação

Opção pelo Grau Acadêmico - até 14/06

Atualizada em 22/05/18 15:35.

Alunos que estão sem grau definido poderão definir grau se cumprirem os requisitos...

De acordo com o art. 4º, da Resolução CEPEC nº 862, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Filosofia, "o curso de graduação em Filosofia tem como objetivo formar profissionais aptos a exercer as seguintes atividades:

· Bacharelado em Filosofia:

I - destina-se à formação de profissionais voltados à atividade de pesquisa e produção intelectual, com experiência de reflexão a partir da análise de textos clássicos e problemas fundamentais da história da filosofia e das ciências; conferirá ao acadêmico os requisitos necessários para o ingresso nos cursos de Pós-graduação em filosofia e áreas congêneres.

· Licenciatura em Filosofia:

I - Está orientado, sobretudo, para a formação de profissionais do ensino de filosofia no nível médio e visa capacitá-los para enfrentar as dificuldades inerentes à prática da educação e da reflexão filosófica. A licenciatura está ancorada em uma formação de disciplinas que abrange várias áreas que capacite o profissional na transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos no ensino médio; conferirá ao acadêmico os requisitos necessários para o ingresso nos cursos de Pós-graduação em filosofia e áreas afins;
II - atuar em pesquisa, em ensino e em órgãos estaduais e federais de educação."

Ainda de acordo com a norma, "somente a partir do terceiro semestre, e após cumprir, com aprovação, sete disciplinas do núcleo comum, o aluno poderá optar pela modalidade Bacharelado ou Licenciatura."

Portanto, os alunos que se encontram no chamado "grau não definido" ou "área básica de ingresso - ABI", e que já podem fazer a opção, devem preencher o termo abaixo e entregar na secretaria da FAFIL.

De acordo com o Calendário Acadêmico, a data limite para os estudantes informarem às coordenações de curso a opção pelo bacharelado ou licenciatura para o 2º semestre/2018 é dia 14/06/2018.

Observações:

• O aluno que não definir grau já tendo cumprido os requisitos, naturalmente, ficará impedido de matricular-se nas disciplinas que exigem grau definido, como os "Tópicos de Filosofia", por exemplo;
  • A análise dos pedidos será feita após o encerramento do semestre letivo; assim, mesmo aqueles que não tiverem certeza acerca da aprovação nas 7 disciplinas devem se manifestar.

Atenção!: esse processo não se confunde com o de Mudança de Grau e/ou turno.

Termo de Opção de Grau 94 Kb bf95b3cb7a5a8f443716e0e4ad1ca5a2