Grupos de Estudo

Atualizada em 27/07/21 10:33.

 

GRUPOS DE ESTUDO/PESQUISA EM ANDAMENTO


Esquerda? Direita?

GE - Fabien

O Grupo de Estudos Esquerda? Direita?, coordenado pelo Prof. Dr. Fabien GeorgesJacques Schang (Lattes: http://lattes.cnpq.br/7692539246816433), dedica-se ao significado dos conceitos políticos de esquerda e direita através de diferentes abordagens. O grupo de estudos ocorre a cada segunda quarta-feira, das 17:30 às 19:30.
As reflexões do grupo de estudo giram em torno de três eixos principais, que levam a diferentes formas de pensar sobre a oposição esquerda-direita:
1. Abordagem empírica (ciência política): estudo dos fundamentos práticos da atividade política (métodos de votação, formação de partidos políticos, sociologia política) ;
2. Abordagem teórica (filosófica política): teorias da política, conceitos ideológicos ;
3. Abordagem conceitual (metapolítica): conceitos políticos, filosofia da linguagem política, epistemologia política.
A partir da leitura de vários textos dedicados ao significado dos conceitos de esquerda e direita, o grupo de estudos se questionará em torno de três propostas principais de seu coordenador:
(a) Contra a análise descritiva: política e ideologias. Em oposição à abordagem histórica usual, o significado dos conceitos ‘esquerda’ e
‘direita’ não se baseia em um conjunto de ideologias. As razões para esta rejeição repousam sobretudo na variabilidade contextual (de acordo com o local e o tempo) na utilização destes conceitos.
(b) Primeira : política e poder. ‘Esquerda’ e ‘direita’ são definidas acima de tudo em sua relação com o poder: a ‘direita’ designa qualquer atitude de acordo com o estado de coisas político, isto é, um conjunto de ideias políticas aplicadas por determinados políticos e/ou aprovadas por uma determinada população; a ‘esquerda’ é a atitude consistente com este estado de coisas político.
(c) Segunda definição: política e ontologia. Uma definição alternativa consiste na afirmação de que ‘esquerda’ e ‘direita’ designam duas formas rivais de constituir uma ontologia política, ou seja, um conjunto de agentes políticos com direitos comuns. Nesse sentido, a direita defende uma ontologia exclusiva (a ontologia política tende a excluir todos os agentes de não-direita), enquanto a esquerda defende uma ontologia inclusiva (a ontologia política tende a incluir todos os agentes). A extensão das zonas de direito e não direito é variável e vai do mínimo (um único beneficiário: o tirano) ao máximo (todos os seres vivos são beneficiários). A esquerda e a direita são, assim, gradualmente distinguidas em torno deste critério quantitativo de extensão dos direitos comuns.
Atividades
O estudo de textos visa compreender melhor um conjunto de conceitos políticos pertencentes ao campo lexical da oposição esquerda-direita. Aqui estão alguns exemplos:
  • as ideologias (o que é uma ideologia? Quantas definições existem? Podemos
    conceber a política sem ideologias?)
  • o centro (o centro não é nem de esquerda nem de direita? Quantos centros
    existem? Por que o centro oposto a extremos? podemos admitir a existência
    de um ‘extremo centro’?)
  • o populismo (o que é um ‘povo’? o que é uma ‘elite’? existe um populismo de
    esquerda e um populismo de direita?)
  • os partidos políticos (como caracterizar um partido político? um mesmo
    partido pode mudar sua posição no espaço político?

Convidados
O grupo de estudos assenta em dois tipos principais de atividades: leitura coletiva deum artigo selecionado; discussão com um professor  visitante. Dois professores foram convidados durante as sessões do ano 2020:

Referências sugestivas
BOBBIO (1994). Direita e esquerda. Razões e significados de uma distinção política. Ed. UNESP.
DUVERGER (1980). Os Partidos Políticos. São Paulo: Zahar.
EAGLETON (1991). Ideology: An Introduction, ed. Verso.
HANNON & RIDER (2021). The Routledge Handbook of Political Epistemology. Routledge.
LAPONCE (1981). Left and right, The topography of political perceptions. University of Toronto Press.
MOUFFE (2018). Pour un populisme de gauche. Ed. Broché.
NOVAK (2015). Systèmes partisans compétitifs. Quelle divergence entre Duverger et Sartori? Revue française de science politique 65: 451-471.
PARENTEAU (2009). Les idéologies politiques (Le clivage gauche-droite). Presses de l'Université de Québec.
SARTORI (1982). Partidos e Sistemas Partidários. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro, Editora Zahar.
SCHANG (2020). O Nomear e a Ordem, Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília 8: 17-41.

https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/28966 

Para qualquer informação:
fabienschang57@ufg.br

Pagina Facebook: https://www.facebook.com/groups/243752483212872 

 

Coordenador: Prof. Fabien Georges Jacques Schang


Núcleo de Pesquisa Nietzsche

Nietsche - Ricardo

O Núcleo de Pesquisa Nietzsche dedica-se ao estudo da filosofia de F. W. Nietzsche (1844-1900), assim como de suas influências, interlocutores e recepção. Para informações contate-nos pelo e-mail nietzscheufg@gmail.com, e/ou visite a página do  Núcleo no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012560495885
Página da Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos, da qual o prof. Ricardo Vecchia é membro: https://rediberoamericanadeestudiosnietzscheanos.com/
Coordenação: Prof. Ricardo B. Dalla Vecchia
programação do semestre

Fabricando Fit Faber 

GE Cristiano 2018-1

O Grupo de Estudos Fabricando Fit Faber da Fafil-UFG dedica-se ao estudo da filosofia de Baruch Espinosa (1632-1677), suas raízes na tradição filosófica pregressa, seus debates constitutivos com outros filósofos do século XVII e seu legado na filosofia contemporânea. Para mais informações, clique aqui.

Coordenador: Prof. Cristiano Novaes de Rezende


Filosofia da Mente e das Ciências do Comportamento

GE - Filipe

O cronograma dos seminários e outras informações sobre o grupo estão disponíveis aqui.

Coordenador: Prof. Filipe Lazzeri Vieira

Filosofia da Fotografia

 Fotografia

O Grupo de Estudos de Filosofia da Fotografia é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva (e-mail: ggsilva76@gmail.com (lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W054872)).

Para saber sobre o conteúdo que será abordado clique aqui.

Para informações, contatar o coordenador, ou visite a página do Grupo de Estudos no Facebook: https://www.facebook.com/groups/filosofiadafotografia/

Coordenador: Prof. Guilherme Ghisoni