Grupos de Estudo

Atualizada em 20/09/17 14:16.

GRUPOS DE ESTUDOS EM ANDAMENTO

Cristiano GE

Filosofia da Mente e das Ciências do Comportamento

Este grupo, em atividade desde o segundo semestre de 2016, realiza seus encontros na forma de seminários, alguns autorais, outros de exposição e discussão de textos clássicos ou recentes na literatura de sua pertinência temática.
O cronograma dos seminários e outras informações sobre o grupo estão disponíveis aqui.

Coordenador: Prof. Filipe Lazzeri Vieira

Ética Contemporânea e Bioética

Neste semestre os encontros serão quinzenais, nas quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala do 2o ano do prédio antigo da FAFIL.

Tema: Eutanásia

Grupo de Estudos Filosóficos Sobre a Felicidade

Encontros quinzenais, nas quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala do 2o ano do prédio antigo da FAFIL.

Latim e Francês

Encontros semanais, nas quintas-feiras, das 12h às 14h, na sala do 2o ano do prédio antigo da FAFIL.

Grupo Habermas

Encontros semanais, nas quintas-feiras, das 16h às 18h, na sala do 2o ano do prédio antigo da FAFIL.
Conteúdo: livro Luta Pelo Reconhecimento de Axel Honneth, além de outros livros sobre teoria do direito.

Filosofia da Fotografia

O Grupo de Estudos de Filosofia da Fotografia é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Ghisoni da Silva (e-mail: ggsilva76@gmail.com (lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W054872)).

Para saber sobre o conteúdo que será abordado clique aqui.

Para informações, contatar o coordenador, ou visite a página do Grupo de Estudos no Facebook: https://www.facebook.com/groups/filosofiadafotografia/

Coordenador: Prof. Guilherme Ghisoni

2016-2

Kinosophia

O Grupo de Estudos Kinosophia foi constituído em 2011 na FAFIL - UFG, sob coordenação da Prof. Carla Milani Damião. Os estudos, leituras e discussões concentram-se na relação entre filosofia e filme, com base em teorias e reflexões de diferentes correntes da filosofia. Em 2012, o Grupo recebeu a visita do professor Jose Früchtl que possui artigos e livros dedicados ao estudo da relação. Após sua visita e a apresentação de um minicurso, o Grupo traduziu e comentou os capítulos de seu livro mais conhecido: O Eu Impertinente. Uma aventura heroica da modernidade, publicando três artigos na Revista Inquietude.
Organizamos mostras de filmes, entre as quais o ciclo "É tudo verdade" e debates. Contamos com a presença de dois professores que relacionam estudos clássicos e filmes: a professora Maria Cecília Nogueira Coelho (UFMG) ofereceu um minicurso sobre o mito de Elektra em filmes, e recentemente o professor Konstantinos Nikoloutsos (Philadelphia University/Onassis Foundation),em minicurso sobre Mito e filmes brasileiros.
A proposta atual de reformulação do grupo é a de discutir filmes que tragam conteúdos filosóficos e exercitar a linguagem cinematográfica com o mesmo propósito. A participação no grupo valerá como hora/atividade, de acordo com a frequência.
Coordenação: Prof.ª Carla Milani Damião